wimax
O WiMAX, sigla em inglês para Worldwide Interoperability for Microwave Access e em português Interoperabilidade Mundial para Acesso de Micro-Ondas é uma ferramenta que permite a conexão à internet, similar a Wi-Fi. A principal similaridade entre o WiMAX e o Wi-Fi é a falta de necessidade de cabos para fazer conexão nos computadores e outros aparelhos. A maior diferenciação, porém, que se pode fazer entre elas é a velocidade e alcance que as duas permitem.
O WiMAX permite uma velocidade, área de cobertura e número de usuários maior. O WiMAX Fórum descreve o WiMAX como um padrão de tecnologia de comunicação que permite o acesso wireless em banda larga com alcance até o usuário final, seja esse uma residência ou empresa. Também representa uma alternativa à conectividade via cabo DSL, mais utilizada nos dias atuais. O WiMAX Fórum é uma organização dirigida pela indústria com mais de 520 companhias com o fim de certificar e promover os produtos wireless baseados no padrão IEEE 802.16, que caracterizam o WiMAX. O sistema WiMAX é composto por dois equipamentos: uma torre e um receptor. Uma torre pode cobrir uma área de cerca de oito mil Km quadrados. O receptor, por sua vez, pode estar em uma caixa, em um cartão PCMCIA ou até mesmo instalado diretamente nos notebooks.
O WiMAX possui apenas um padrão, o que torna mais fácil a comunicação entre os sistemas, gerando um custo menor em relação aos outros serviços de banda larga. Ele pode ser essencialmente de dois tipos, o nomádico e o móvel. O padrão é nomádico permite o usuário o receptor, em baixa velocidade, mantendo a sua conexão estável. Já no padrão móvel, o usuário pode se mover em alta velocidade durante a conexão, por exemplo, dentro de um automóvel. Com relação a Wi-Fi, o WiMAX pode ser utilizado em deslocamento e continuar em alta velocidade e estabilidade, a Wi-Fi não permite isso. Outra vantagem significante do WiMAX é o fato de ele poder ser utilizado em áreas onde outras formas de conexão