relatorio geotecnia
PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS DE SOLOS PARA OS ENSAIOS DE CARACTERIZAÇÃO COM SECAGEM PRÉVIA
Norma: ABNT NBR 6457:1986
1. Introdução
O solo é uma estrutura extremamente complexa. Ele consiste de numerosos componentes sólidos arranjados em um padrão geométrico complexo. Devido a essa heterogeneidade, é um material anisotrópico, ou seja, não possui o mesmo comportamento em todas as direções. É um dos elementos mais básicos da engenharia civil, o que justifica a atenção dada ao tema.
Para se estudar esse elemento, é necessária uma preparação das amostras a serem analisadas, a fim de que as conclusões sejam condizentes com a realidade. Essa preparação evita que um comportamento específico de determinada porção do solo venha a falsear o comportamento global.
2. Etapas da preparação do solo: De acordo com a NBR 6457/1986, a preparação de uma amostra para caracterização deve seguir as seguintes etapas:
1.1. Coleta da amostra Trata-se da retirada de uma porção de solo do local que se deseja caracterizar.
1.2. Secagem ao ar até a umidade hisgroscópica Umidade higroscópica é o teor de água de uma amostra secada naturalmente ao ar ambiente e depois mantida a 15 °C em atmosfera saturada (geralmente 98% de umidade relativa).
1.3. Destorroamento e homogeneização Destorroar a amostra é quebrar os grãos formados pela umidade do terreno, sem levar a uma descaracterização da amostra. Após a realização desta etapa, a amostra deve ser homogeneizada para que se evitem porções heterogeneas de solo.
1.4. Quarteamento da amostra Nessa etapa, é feita uma divisão da amostra em quatro partes, sendo que duas são conservadas e duas descartadas. A amostra conservada é novamente homogeneizada, sendo realizado novamente o quarteamento. Esse processo foi realizado três vezes.
1.5. Peneira 76 Frações muito grossas do material são desprezadas para que a homogeneidade da amostra seja conservada. Durante o experimento somente uma pequena parte da