RELATORIO GEOTECNIA 1
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
GEOTECNIA I
RELATÓRIO 1 :
AMOSTRAGEM E PREPARAÇÃO DE AMOSTRAS
Professor : Rodrigo Martinez Castro
Alunos:
Marcos Beraldo Hamada
José Francisco da Silva Neto
Felipe Crescente
Turma: B01/1
GOIÂNIA,2015
SUMÁRIO
INTRUDUÇÃO
O solo pode ser usado como material de construção,onde é importante o conhecimento das suas propriedades,que poderão ou não ser aproveitados integralmente ou modificadas.Esse conhecimento pode até conduzir de não utilizá-lo.
Quando um determinado terreno vai ser construída uma obra de engenharia,o tipo de obra e sua iteração com o solo define quais os estudos a serem feitos.Confome a obra de engenharia que será executada,pode nos interessar as camadas mais profundas e/ou mais próximas da superfície.
Estruturas naturais como taludes de corte ou encostas naturais facilitam o estudo do comportamento do solo sob condições diversas,como variações de das condições de umidade,intemperismo,etc...
A topografia da região,vegetação e o aspecto superficial,nos dão algumas indicações sobre as camadas(horizontes) mais superficiais,mas isto é insuficiente para a tomada de decisões.
Do estudo da exploração do subsolo,principalmente no que se refere às camadas profundas,faz parte coletar amostras,operação comum tanto a prospecção superficial quanto à profunda.Essas amostras tem que ser representativas do solo,e a decisão sobre seu tamanho,numero de amostras,locais onde são retiradas,é responsabilidade do engenheiro.Uma amostragem mal executada leva fatalmente a resultados tendenciosos,e a quantidade e qualidade dos ensaios de laboratório não podem corrigir seus resultados pobres. A qualidade das amostras constitui um dos aspectos mais relevantes na fiabilidade dos parâmetros geotécnicos obtidos em ensaios laboratoriais.Estudos sistemáticos sobre este assunto têm sido apresentados, no sentido de minimizar a perturbação