Relat Rio De Geotecnia 1

288 palavras 2 páginas
A análise de solos no curso de Geotecnia na PUC-GO começa com uma aula de identificação tátil-visual, que é uma aula em que pegamos em uma amostra de solo e o professor tenta nos fazer enxerga-la não apenas como um torrão de barro, mas como um precioso e interessante material de estudo que tem propriedades físicas e químicas relevantes para a geotecnia e/ou engenharia geotécnica.
A engenharia geotécnica é a subdisciplina da engenharia civil que estuda materiais naturais encontrados próximos à superfície da terra. Ela engloba desde a aplicação dos princípios da mecânica dos solos e das rochas até o desenvolvimento de fundações, estruturas de contenção e estruturas de terra. (Braja M. Das, 2014)
Em uma amostra de solo considera-se de grande relevância a granulometria, mas de igual importância também é a forma das partículas. No entanto não é dada muita atenção a forma das partículas, porque é mais difícil de determinar. Pode-se dividir a forma da partícula em três principais categorias:
1. Volumosa
2. Lamelar
3. Fibrilar
A seguir, são dadas as definições de cada uma de forma breve, segundo Braja M. Das:
1. As partículas volumosas são formadas principalmente pelo intemperismo mecânico de rochas e minerais.
2. As partículas lamelares possuem uma esfericidade muito baixa – geralmente de 0,01 ou menos – e são predominantemente argilominerais.
3. As partículas fibrilares são muito menos comuns que os outros dois tipos de partícula. Alguns depósitos de corais e argilas atapulgitas são exemplos de solo contendo partículas fibrilares.
Como pode-se perceber, as amostras de solo estão dentro das duas primeiras classes acima, não sendo possível ainda identificar precisamente em qual classe cada amostra se enquadra devido à dificuldade de identificação da forma da partícula.

Relacionados

  • Sondagem
    1482 palavras | 6 páginas
  • Engenharia Escola de
    21894 palavras | 88 páginas
  • matheus
    26921 palavras | 108 páginas
  • Diss030 Final
    39077 palavras | 157 páginas