RELATÓRIO GEOTECNIA I
CURSO ENGENHARIA CIVIL
TURMA D41/D52
GEOTECNIA I - LABORATÓRIO
RELATÓRIO
CAMPO GRANDE – MS
2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CURSO ENGENHARIA CIVIL
TURMA D41/D52
GEOTECNIA I - LABORATÓRIO
RELATÓRIO
CAMPO GRANDE – MS
2015
INTRODUÇÃO
Neste relatório será abordado na prática o métodos de cravação no solo e após através de cálculos e conceitos aprendidos teoricamente em sala de aula ao medir o teor de humidade do solo com as amostras recolhidas.
DESENVOLVIMENTO
A cravação no solo utilizando o equipamento Hilf composta por um cilindro biselado para conjunto de cravação, haste guia para conjunto de cravação, soquete de cravação (peso deslizante), sapata de cravação.
É um dos ensaios desenvolvidos para determinar a compactação do solo. Inicialmente utiliza-se o paquímetro para tirar as medidas do cilindro que será utilizado, para calcular o volume. Após as medições, calculou-se o volume de 991,02 m³ e a massa de 0,974 kg.
Para se retirar a amostra do solo, posiciona-se a cápsula no solo, a haste sobre ele é mantida na vertical, usa-se um peso para golpear a cápsula contra o solo. Assim, a cápsula adentra o solo, após, retira-se o solo que envolve o cilindro ainda imóvel para então retirá-lo com a amostra compactada e intacta.
Em laboratório, retira-se a tampa da cápsula e o excesso do solo, se pesa o cilindro com a amostra, seu valor é igual a 2,555 kg.
E respectivamente separado e duas capsulas de menor volume para amostra ouve a pesagem tirando tara do cilindro e após o peso com solo úmido.
CÁPSULA
28
37
Massa do Cilindro
16,1 g
20,7 g
Massa do Cilindro + Solo Seco
87 g
94 g
Massa do Cilindro + Solo Umido
80,3 g
87, 1 g
Com dos dados em mãos utilizaremos a seguinte fórmula para calcular a humidade do solo: w = x 100 = % w – humidade
Mw – Massa de água
Ms – Massa solo seco
CALCULOS:
Cápsula 28 Cápsula 28
80,3 – 16, 1 = 64,2g