Direito como fato social
A idéia de justiça valor em uma sociedade é de formular parâmetros do que é justo ou de que não é, ou seja, algumas sociedades trazem consigo alguns pontos que na nossa sociedade não é considerado justo, porém, para eles é um conceito de justiça valor, como por exemplo no mundo Árabe, onde o homem tem simultaneamente várias mulheres, e oficialmente ele exerce domínio sobre elas.
A idéia de justo é o cerne do conceito de justiça. No qual possui duas acepções básicas: a) justiça- valor e b) Justiça instituição.
Para chegarmos ao grande ponto desta questão, vamos explicar a função dessas duas acepções: a primeira é a justiça valor, justiça valor é a justiça por meio de aspectos racionais, são todos os organismos estatais e da chamada sociedade civil, inclusive as instituições religiosas. E a outra acepção a Justiça Instituição é tão apenas o órgão judicial do Estado. As instituições, aparelhos de Estado e até mesmo a religião serve de ajuda para ajustar as condutas sociais aos parâmetros das expectativas sócias de comportamento. A justiça valor, vai de certo modo influir na aplicação do que é justo para uma sociedade através de instituições distintas do aparelho judicial. Essas instituições iram mostrar o que é justo, adequando a sociedade em modos de agir, pensar e sentir aos parâmetros estabelecidos como vital para tal sociedade, ou seja, essas instituições de justiça valor fará com que o cidadão aprenda o que é justo e cresça com essa ideologia, buscando sempre uma equidade.