Faculdade de Arquitetura e Urbanismo
Santa Barbara d’Oeste
2013
1. Biografia do arquiteto. (1.0)
2. A Época – fatos históricos e sociedade. (1,0)
3. O estilo da época.
a) Características gerais. (1,0)
b) Características do arquiteto (1,0)
4. A obra escolhida para estudo
a) A cidade e o comitente (mecenas)- pessoa que financiava a obra (1,0)
b) Comentários sobre as obras – autores (1,0) (não é pra colocar: “achei lindo” “é belo”...).
c) Desenhos (1,0)
d) Fotografias (1,0)
e) Analise do aluno (1,0)
5. Fontes de consulta. (1,0)
1. Biografia do Arquiteto
Vida - Andrea Palladio
Andrea di Pietro della Gondola, vulgo Palladio, nasceu em Pádua, na Itália, em 30 de Novembro de 1508. Seus pais eram pessoas humildes: o seu pai, Paolo della Gondola, era um moleiro e sua mãe Marta, uma dona de casa.
Seu padrinho foi o escultor Vincenzo Grandi, que foi o primeiro a apresentá-lo à escultura, design e gerenciamento de projetos. Em 1521, com treze anos de idade, ele foi aprendiz de Bartolomeo Cavazza, um pedreiro altamente considerado. Aos quinze anos mudou-se para Vicenza, onde foi apresentado por Vincenzo Grandi à oficina Pedemuro de Giovanni di Giacomo da Porlezza e Girolamo Pittoni. Em 1524 ele foi aceito na guilda de pedreiros e escultores de Vicenza. Estes foram anos de formação prática e estudo, quando Palladio ampliou seu círculo de conhecidos, aprofundou seu conhecimento e estudou arte antiga.
Andrea mudou seu nome (de Palladio) e em 1541. Em 1534 Palladio casou-se com Allegradonna, o casal tinha cinco filhos. Na década de 1530, ele recebeu as primeiras comissões para projetar e construir as moradias: a primeira foi Villa Godi, em Lonedo, projetado em 1537 e, depois, Vila Pisani em Lonigo (1542), Villa Pojana em Pojana Maggiore, Villa Chiericati em Vancimuglio, Villa Pisani em Montagnana, Villa Cornaro em Piombino Dese (1552), Villa Badoer em Fratta