Direito como ciencia
1. Ciência verdade absoluta
Os antigos filósofos gregos (como Sócrates e Platão) entendiam que o conhecimento poderia descobrir a verdade absoluta, ou seja, descrever o mundo através de enunciados universais e imutáveis. A verdade estaria nas essências; além da ilusão, da aparência e do erro. Segundo Aristóteles trata do necessário e do eterno.
2. Ciência como verdade relativa
As concepções mais modernas consideram impossível encontrar a verdade absoluta (imutável), o conhecimento perfeito, pois a ciência é feita por homens imperfeitos. O conhecimento seria resultado de um contexto, de um momento histórico. Portanto, a verdade cientifica seriam relativas e mutáveis.
3. Diferença entre Conhecimento Vulgar e Cientifíco:
a) Conhecimento Vulgar – Todo ser humano, de uma forma ou de outra, acumula conhecimentos, ou, em outras palavras, todos têm memória, todos guardam lembranças. Qualquer pessoa, mesmo sem nenhuma bagagem científica, é capaz de um mínimo de operação mental que demonstre algum conhecimento a respeito de alguma coisa. Mesmo o ser humano não alfabetizado é capaz de conhecer e até de elaborar e operar códigos de comunicação para a transmissão de algum conhecimento. São idéias que vão sendo depositadas, sem que nada as ordene. É um saber parcial ou fragmentário, desordenado ou não-metódico. Por fim é aquele que demonstra ter uma opinião, senso comum, desorganizado, assistemático que advém de várias fontes desordenadas e simultâneas. Este implica ou partem de constatações, circunstâncias apreendidas no dia a dia do homem comum.
b) Conhecimento Científico - O conhecimento científico é uma espécie de otimização do dito conhecimento vulgar. A ciência