O resumo
O resumo descritivo é aquele que apenas indica os pontos principais do livro ou documento. Não mostra dados qualitativos ou quantitativos, sendo assim sempre que necessário deve-se consultar o texto original, do qual foi extraído o resumo.
O resumo informativo apresenta as ideias principais abordando as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do livro ou documento de maneira que não seja necessário consultar o texto original, do qual foi extraído o resumo.
O resumo crítico, também conhecido como resenha, é a condensação do texto mantendo as ideias fundamentais acompanhadas de opiniões e comentários do autor do resumo. Deve-se realizar uma interpretação pessoal, com base em conhecimento cientifico adquirido com leituras de outros textos da área do conhecimento.
A ABNT criou uma série de normas para facilitar e unificar a construção do resumo. Algumas dessas normas são flexíveis, como a quantidade a parágrafos e a quantidade de palavras. Outras são inflexíveis, como a fonte utilizada, a folha, o tamanho da letra, o titulo e a identificação do autor do resumo.
O resumo é um dos primeiros trabalhos solicitados pelos professores e ele continuara durante toda a graduação. Por isso a importância de dominar sua técnica de construção logo no inicio do curso, evitando cópias e dúvidas