Direito ambiental
LICENCIATURA EM BIOLOGIA
CONDUTAS DELITIVAS CONTRA A FAUNA E A FLORA DE CAMAMU-BA
Flávio Lemos da Silva
Vinicius Brito Bonfim
ITUBERÁ-BAHIA
2013
Introdução
Terceira maior baía do Brasil em volume de águas, depois das baías de Todos os Santos e de Guanabara, a Baía de Camamu abriga uma variedade de ilhas de todos tamanhos, além de praias, manguezais e florestas ainda bem preservados. Com ventos constantes e águas fundas e calmas, a Baía de Camamu oferece condições favoráveis para velejar e muitos pontos seguros para ancorar.
Dotada de um mirante em sua parte alta, a cidade fica situada defronte a uma baía repleta de manguezais, habitada, segundo lenda local, por uma figura da mitologia nativa chamada “Curupira”, que tem os pés voltados para trás e que já teria feito mais de uma pessoa perder a orientação dentro do mangue. Se você passar algum tempo caminhando entre as raízes aéreas do manguezal, vai entender o porquê da crença.
A cidade possui um rico patrimônio arquitetônico e urbanístico, além de uma das maiores igrejas do interior do Estado, a Matriz de Nossa Senhora da Assunção, do século XVIII.
Camamu segue a tradição luso-brasileira de cidade de dois andares, com ruas tortuosas e estreitas, observadas em Lisboa, Porto, Salvador e Maraú. O sítio onde a cidade foi implantada é acidentado, com desnível de 40 metros. Na parte baixa da cidade fica o porto, onde se instalou, em 1693, a Casa de Câmara e Cadeia.
Condutas delitivas contra a fauna e a flora de Camamu-Ba
Camamu-Bahia
População: 35180
Ecossistemas: restinga ainda preservada, extensos manguezais, fragmentos de Floresta Atlântica em bom estado de regeneração, cachoeiras e sequências de praias com enseadas e piscinas naturais.
Fauna: Animais Silvestres, Peixes, Moluscos, Ouriços, Estrelas-do-mar, Algas,