Trator agricola
O trator agrícola é a principal fonte de potência na agricultura, utilizado em conjunto com diversos equipamentos na realização de várias tarefas, desde o preparo do solo, semeadura e transporte, dentre outras.
De acordo com Furlani e Silva (2006), nos tratores, normalmente perde-se entre 20 e 45% da energia gerada no motor, para os equipamentos, portanto a primeira reação a isso é a aquisição de tratores mais potentes, o que acarreta em redução do tempo de trabalho. O trator agrícola é uma máquina autopropelida provida de meios que, além de lhe conferirem apoio estável sobre uma superfície horizontal e impenetrável, capacitam-no a tracionar, transportar e fornecer potência mecânica, para movimentar os órgãos ativos de máquinas e implementos agrícolas.
Objetiva-se com este relatório apresentar os conhecimentos adquiridos durante aula prática sobre tratores.
Metodologia
Mostrou-se os órgãos de acoplamento de um trator que podem ser classificados por apenas um ponto (barra de tração) denominados de equipamentos de arrasto, livres para deslocamentos laterais, flexibilidade para deslocamentos verticais; por dois pontos (braços inferiores do sistema hidráulico de três pontos): são os equipamentos semi-montados, o movimento lateral é restringido, livre para o vertical; pelos três pontos (sistema hidráulico de três pontos): designados de equipamentos montados, neste tanto os deslocamentos horizontal e vertical são restringidos, e acoplados ao sistema hidráulico auxiliar, utiliza-se fluxo de óleo em mangueiras.
Apresentou-se o sistema de rodar, que constitui o elemento de interface máquina-solo oferece aos tratores apoio, sustentação, direcionamento e auto-locomoção, além serem responsáveis por gerar esforço de tração. Os rodados de tratores podem ser de dois tipos: esteiras ou pneumáticos. Lembrou-se que existe uma variação no aro dos pneus, que a maioria dos tratores apresentam pneus com aros 30 (tamanho da circunferência da roda, dada em