Operações de trator para desempenho agrícola
Introdução
O trator agrícola é uma maquina de importância singular na produção agropecuária, está presente em praticamente todas as fases do processo produtivo. O progresso agrícola se deve principalmente a evolução mecânica, pois o uso das mesmas auxilia o trabalho tornando-o mais rápido e pratico, porem ainda é comum o uso incorreto de maquinários, como no exemplo de tratores que quando usados incorretamente pode ocasionar em menor vida útil do mesmo, maior custo operacional e baixa eficiência nas operações.
O trator é uma maquina versátil e de fácil adaptação para trabalhos diversos, para tanto é necessário apenas realizar os ajustes na maquina de acordo com a finalidade de uso.
Lastragem
A lastragem relaciona-se a força de tração de um trator, pois o desenvolvimento de um trator no solo pode variar de acordo com certas condições: em um solo firme a força de tração será maior devido a melhor aderência da roda motriz com o solo, quando comparado com um solo mais solto, assim como o peso do trator também interfere na resposta da força de tração. A lastragem em um trator consiste em aumentar o seu peso pois quando mais pesado o mesmo apresenta maior aderência ao solo, e maior força de tração, porem estando mais pesado ocorrerá maior resistência ao deslocamento e promoverá a compactação do solo. A lastragem só deve ser realizada para atividades que exijam maior força de tração como preparo do solo.
Lastragem Traseira
Pode ser efetuada através da colocação de anéis de ferro fundido nos aros do trator, e/ou pelo enchimento dos pneus com água, sendo que ambos os pneus devem conter a mesma quantidade de água e o mesmo peso. Para a lastragem com água a sua quantidade no pneu não deve exceder 75% restando os 25% para o ar que irá contribuir com a devida pressão e auxiliará reduzindo o impacto do pneu ao solo. Para a retirada da água nos pneus basta abrir o bico de entrada de ar, pois devido à pressão