TRABALHO CONBEA
LEANDRO AUGUSTO FELIX TAVARES1, TIAGO PEREIRA DA SILVA CORREIA2, SAULO FERNANDO GOMES DE SOUSA3, PAULO ROBERTO ARBEX SILVA4, FILIPE MATEUS SULZBACH5
1 Engenheiro Agrícola e Ambiental, Prof. Doutor no Instituto de Ciências Agrárias/UFVJM, tel: (38) 91655376, leandro.tavares@ufvjm.edu.br..
2 Engenheiro Agrônomo, Doutorando em Agronomia (Energia na Agricultura), UNESP/Botucatu-SP, tiago@fca.unesp.br
3 Engenheiro Agrônomo, Doutorando em Agronomia (Energia na Agricultura), UNESP/Botucatu-SP, saulo@fca.unesp.br.
4 Engenheiro Agrônomo, Prof. Doutor, UNESP/Botucatu, arbex@fca.unesp.br
5 Graduando Bacharelado em Ciências Agrárias, ICA/UFVJM, filipe.msul@gmail.com
Apresentado no
XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola - CONBEA 2015
13 a 17 de setembro de 2015- São Pedro – SP, Brasil
RESUMO: A avaliação direta do desempenho de tratores em condições de campo é obtida através da instrumentação e monitoramento dos tratores, permitindo a determinação de fatores diretamente relacionados com a eficiência de trabalho do trator. O objetivo do trabalho foi avaliar a patinagem dos rodados do trator em diferentes operações agrícolas. Os tratamentos foram: escarificação, gradagem e semeadura em áreas de plantio direto. Para a determinação da patinagem dos rodados utilizaram-se geradores de pulsos de marca S&E Instrumentos de testes e medições, modelo GIDP-60-U12V, os quais realizam conversão de movimentos rotativos ou deslocamentos lineares em pulsos elétricos, gerando 60 pulsos por volta do rodado do trator. Observa-se que há maior patinagem dos rodados na operação de escarificação, pois há maior requerimento de força na barra de tração. A menor patinagem observada foi na semeadura no sistema de plantio direto, pois há menor resistência ao rolamento já que o solo não está mobilizado.
PALAVRAS–CHAVE: preparo do solo, semeadora, escarificador
INFLUENCE OF DIFFERENT AGRICULTURAL