ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS DO SOLO EM DECORRÊNCIA DA INTENSIDADE DE TRÁFEGO DE UM TRATOR AGRÍCOLA
1226 palavras
5 páginas
ALTERAÇÕES ESTRUTURAIS DO SOLO EM DECORRÊNCIA DA INTENSIDADE DE TRÁFEGO DE UM TRATOR AGRÍCOLACUSTÓDIO, Guilherme Dias (Estudante IC)1; MARTINS, Brendow Roberto Rodrigues (Estudante IC)1; ANDRADE, Renata (Estudante IC)1; SEVERIANO, Eduardo da Costa (Orientador)1; GUIMARÃES JUNNYOR, Wellingthon da Silva (Colaborador)1; GONÇALVES, Wainer Gomes (Colaborador)1
1Instituto Federal Goiano, Câmpus Rio Verde - GO. guilherme.dias.custodio@gmail.com
RESUMO: O tráfego de máquinas agrícolas em condições inadequadas de conteúdo de água no solo têm sido a causa principal da sua degradação estrutural. O presente trabalho objetivou avaliar o efeito do número de passadas do rodado de um trator agrícola, sobre a compactação de um Latossolo Vermelho distroférrico. O experimento foi realizado na Fazenda Experimental do IF Goiano, Câmpus Rio Verde. Utilizou-se um trator agrícola Jonh Deere, modelo 6605 e tara de 4,5 Mg e procedeu-se o tráfego nas seguintes intensidades: 0, 1, 2, 7 e 15 passadas sempre no mesmo local. Após a compactação do solo foram coletas amostras de solo para avaliação do intervalo hídrico ótimo como indicador de qualidade. Por sua vez, este parâmetro foi sensível ás alterações estruturais promovidas pelo tráfego do trator agrícola, tornando-se nulo com maior intensidade de tráfego (T15).
Palavras-chave adicionais: Trafegabilidade; Física do solo; Degradação ambiental.
INTRODUÇÃO
O desenvolvimento da agricultura na região dos Cerrados foi acompanhado pela intensificação do tráfego de maquinário agrícola, culminando com alterações estruturais e consequente perda da qualidade física do solo.
Grande parte desse problema se deve às operações mecanizadas realizadas em condições inadequadas de água no solo para o tráfego, uma vez que a sua resistência à compactação decresce exponencialmente com o aumento do conteúdo de água no solo (SEVERIANO et al., 2013).
Além das características do maquinário, devem-se considerar ainda a intensidade do tráfego.