NÍVEIS DE POTÊNCIA SONORA EMITIDOS POR TRATOR AGRÍCOLA
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRARIAS
João Pedro de Alcântara.
NÍVEIS DE POTÊNCIA SONORA EMITIDOS
POR TRATOR AGRÍCOLA
LONDRINA
NOVEMBRO 2013
João Pedro de Alcântara.
NÍVEIS DE POTÊNCIA SONORA EMITIDOS
POR TRATOR AGRÍCOLA
Trabalho apresentado para avaliação da disciplina de Mecanização, no ano de 2013.
Professor: Carlos Manoel.
LONDRINA – 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO:
O ruído pode comprometer a saúde do trabalhador. Segundo Dewangan et al. (2005), a exposição durante 40 horas por semana a níveis de ruído de 85 dB(A) é considerada segura, mas níveis acima desse limite podem causar hipoacusia. Ainda segundo esses autores, apesar do ruído já estar sendo estudado há vários anos nos tratores agrícolas, o problema ainda persiste em alguns equipamentos fabricados na atualidade. Souza et al. (2004) e Depczynski et al. (2005) também mostram que o ruído ainda é um problema a ser resolvido no meio rural.
O excesso de ruído pode causar também a perda total ou parcial da audição e o zumbido constante. É comprovado também que o ruído intenso durante a rotina de trabalho causa uma aumentada irritabilidade no operador.
2. MATERIAL E MÉTODOS
A metodologia empregada em medições de ruído em máquinas agrícolas, é bastante conhecida, e está totalmente delineada pela INTERNATIONAL ORGANIZATION FOR STANDARDIZATION ISO 5131 (1982) e ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS NBR 9999 (1988). Para este trabalho, como se pretende avaliar as condições reais de ruído a que está submetido o tratorista, utilizouse todos os procedimentos de medida fixados nas normas, porém aplicados às condições reais de trabalho no campo (as normas estipulam que as medidas devem ser realizadas em pista de concreto). Utilizouse uma amostragem de 198