Baricentro
Como modernamente se sabe que peso de um objeto é resultado da força da gravidade sobre a massa de um objeto, o termo ‘baricentro’ passou a ser traduzido pela expressão ‘centro de massa’, que é o ponto onde a gravidade exerce sua maior força sobre o objeto, portanto o centro de massa determina o ponto de equilíbrio dos objetos. Para entender o conceito de baricentro, ou centro de massa, imagine um objeto qualquer pendurado por um fio ao teto.
Via Flickr
Se este fio estiver preso ao baricentro do objeto ele ficará perfeitamente equilibrado, isto é totalmente perpendicular em relação ao teto e ao solo. Se o baricentro de um objeto se deslocar para fora deste objeto ele ira se desequilibrar e cair. Um objeto inclinado, como a torre de Pisa, por exemplo, se matem de pé porque seu baricentro ainda permanece nos limites interiores da torre.
Por convenção na física e na engenharia costuma-se usar a expressão ‘centro de massa’ quando se quer calcular o centro de gravidade dos objetos em geral; enquanto na matemática usa-se a expressão ‘baricentro’ para designar o centro de gravidade de figuras geométricas regulares, em particular o triângulo. Nos livros didáticos de matemática o baricentro é sempre estudado como propriedade dos triângulos, porque esta figura, sendo o mais simples dos polígonos regulares fechados, serve de modelo experimental para o estudo das propriedades de outras figuras geométricas mais complexas.
Propriedades do baricentro de triângulos
O triangulo é uma figura geométrica fechada regular que o ocupa