Baricentro
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Tópicos de Física
Baricentro
Turma: RA:
Índice
* 1 – Resumo * 2 – Introdução * 3 – Objetivo * 4 – Materiais e Métodos 4.1 - Materiais Utilizados 4.2 - Descrições do experimento * 5 – Questões e resultados 5.1 – Qual o objetivo desse experimento? 5.2 – Discutir as propriedades de baricentro verificadas após o ensaio com as placas. 5.3 – Verificar, geometricamente, que o baricentro de uma chapa triangular coincide com a intersecção das medianas da chapa. 5.4 Citar algumas possíveis causas de erros, na determinação dos baricentros das placas estudadas. * 6 – Conclusões
19– Março- 2013 (Terça- Feira)
1 – Resumo
A coleta dos dados obtidos nesta experiência, ocorrida no Laboratório de Física da Universidade Paulista (Unip), permitiram aos membros do grupo a possibilidade de tornar á empregar os conhecimentos vitais no ramo da cinemática.
É valido salientar, também, a oportunidade de praticar o trabalho em grupo, tarefa que se faz necessária em todos os momentos.
2 – Introdução
Na física, o centro de gravidade ou baricentro de um corpo é o ponto onde pode ser considerada a aplicação da força de gravidade de todo o corpo formado por um conjunto de partículas. Essas partículas são atraídas para o Centro da Terra, cada qual com sua força-peso. Centro de gravidade, portanto, é o ponto onde pode-se equilibrar todas essas forças de atração.
A palavra "baricentro" é de origem grega (bari = peso) e designa o centro dos pesos. Arquimedes foi o primeiro a estudar o baricentro de dois pontos de massa. No caso da força de gravidade resultar de um campo gravítico uniforme, o centro de gravidade é coincidente com o centro de massa. Esta é a aproximação natural no estudo da física de objectos de pequenas dimensões sujeitos ao campo gravítico terrestre.
3 – Objetivo
Estudar o ponto