Dimensão Social da Infância
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL – DSS
DISCIPLINA: PROCESSO DE TRABALHO III
PROFESSORA: LUCIANA ABREU
O PROCESSO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL E OS IMPULSOS DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL E SUAS INTERFACES COM OS “NOVOS” ESPAÇOS SÓCIO-OCUPACIONAIS.
ALUNA: ANA PAULA FERREIRA
TERESINA (PI), MAIO DE 2014.
ANA PAULA FERREIRA
O PROCESSO DE TRABALHO DO ASSISTENTE SOCIAL E OS IMPULSOS DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA DO CAPITAL E SUAS INTERFACES COM OS “NOVOS” ESPAÇOS SÓCIO-OCUPACIONAIS.
Trabalho realizado para a obtenção da primeira nota da disciplina de Processo de Trabalho III ministrada pela professora Luciana Abreu na Universidade Federal do Piauí no curso de Serviço Social.
TERESINA (PI), MAIO DE 2014.
INTRODUÇÃO
Quando nos dispomos a fazer uma análise sobre algo é de suma importância que tenhamos atenção de considerar diferentes aspectos, condicionantes e fatores determinantes que influenciam de alguma forma o que se está analisando deixando de lado visões unilaterais de um mesmo processo. Pois bem, ao trazermos esta análise para o Serviço Social e mais especificamente para os espaços sócio-ocupacionais do assistente social é necessário que levemos em consideração diferentes processos que estão relacionados com as metamorfoses e a dinâmica do capital que ciclicamente vem se reinventando para dar respostas às suas crises, respostas estas que perpetuam seus ecos por vários setores da sociedade, entre eles o mundo do trabalho.
Os espaços sócio-ocupacionais e o mercado de trabalho nos quais se inserem os assistentes sociais, assim como o de outros trabalhadores, também são alterados com a dinâmica do capital, com a reestruturação produtiva em vigor desde os anos setenta e também com a hegemonia do neoliberalismo com seus pressupostos de retração do Estado para o campo social, campo este onde se insere as manifestações da questão social,