Resumo A vida como um sopro
Rodrigo Melo Oliveira RA 2485708442
Disciplina: Tópicos Aplicados A Arquitetura E Urbanismo
Orientador: Thiago Font
A VIDA É UM SOPRO – OSCAR NIEMEYER
O documentário “ A Vida É Um Sopro’’, é o relato da vida e das obras do melhor arquiteto que o Brasil já produziu, Oscar Niemeyer. Em uma longa metragem de apenas 90 minutos, ele retrata como revolucionou a arquitetura moderna com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades do concreto armado.
Em diversos momentos, Niemeyer apresenta um posicionamento político bem armado, o qual é muito coerente, não apenas em seus pensamento mas também em seu trabalho. Ao observarmos prédios, colunas e monumentos, podemos ver Oscar Niemeyer com suas formas livres e ousadas.
Ele apresenta uma frase muito interessante, a qual retrata que, “Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.” A partir desta podemos observar seu desejo de buscar traços simples e objetivos através dos desenhos manuais, sem a dureza das linhas retas.
Usando sua influencia clássica, ele ousou e deu liberdade a sua criação. Discutindo as questões de forma utilizada na arquitetura, pode ser a monotonia do ângulo reto até a leveza das curvas. As quais eram inspiradas através das montanhas do Rio e das mulheres.
De certa forma, a arquitetura vira contestação e desafio de uma forma contemporânea. Com formas abstratas e soltas é o que mais o atrai, surgindo assim a Pampulha com suas formas diferentes e abóbadas variadas.
Ele começa contando um sonho que teve, onde o Rio de Janeiro não tinha sido ocupado. A cidade era linda, a natureza era fantástica, os pássaros, os bichos, era tudo muito