Diferenças entre a alta e baixa idade média
“Alta Idade Média e se agrega em torno do modelo da sociedade feudal, marcada por uma atitude defensiva, por problemas de sobrevivência, por intercâmbio reduzido, mas também por grandes ardências religiosas e políticas” (CAMBI, p.149).
A economia agrária produzia poucos excedentes, além daqueles necessários para o sustento do próprio grupo, que passou a conviver naquela comunidade. A atividade comercial realizada com moedas não desapareceu totalmente, mas restringiu-se um pouco, devido a crise generalizada, que rondava a Europa neste momento. Nessa época as cidades tiveram pouca importância e várias foram inclusive abandonadas.
Um fato importante que marcou o período da Alta Idade Média foi a mudança na forma de trabalho. A escravidão característica da Antiguidade Clássica foi substituída pela servidão. Na Alta idade Média “(...) caracteriza-se como estática e uniforme ao redor do princípio da fé cristã e da Igreja como depositárias do modelo da Paidéia cristianizada e da função de magistério, que ela exerce por muitas vias numa sociedade de cultura predominantemente oral e visual, mas vias eficazes que agem nas profundezas do indivíduo, moldando o seu imaginário.” (CAMBI, p. 150).
No que tange a educação, formou-se a partir da nova cultura escolástica. Promovida pelos padres e monges nos primeiros cem anos do medievo alterou os conteúdos, de modo que os clássicos grego-romanos foram substituídos pela cultura bíblica: salmos e Sagradas