Sarampo
Sugerimos algumas Recomendações para prevenir o sarampo: * Não se descuide do programa de vacinação de seus filhos. A vacina contra o sarampo é a melhor forma de evitar a doença que pode ser grave, especialmente se elas estiverem debilitadas; * Procure saber a causa da doença de crianças que convivem com seus filhos. O sarampo é uma doença altamente contagiosa e de caráter epidêmico; * Não deixe de procurar atendimento médico se aparecerem manchas avermelhadas na pele de sua criança, mesmo que ela tenha sido vacinada contra o sarampo; * Investigue se você teve a doença na infância ou tomou a vacina quando criança. Em caso de dúvida é melhor procurar um centro de vacinação.
Sarampo
* O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmissível e extremamente contagiosa, muito comum na infância. A viremia, causada pela infecção, provoca uma vasculite generalizada, responsável pelo aparecimento das diversas manifestações clínicas, inclusive pelas perdas consideráveis de eletrólitos e proteínas, gerando o quadro espoliante característico da infecção. Além disso, as complicações infecciosas contribuem para a gravidade do sarampo, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano de idade.
Epidemiologia do Sarampo
Doença de distribuição universal, com variação sazonal;
Acomete ambos os sexos, independente da idade, desde que sejam suscetíveis;
A incidência, a evolução clínica e a letalidade são influenciadas pelas condições sócioeconômicas, estado nutricional e imunitário do paciente, bem como lugares com aglomeração.
Atualmente os países das Américas não apresentam casos autócnes de sarampo, embora o vírus circule em praticamente todos os outros continentes.
Período de incubação e de trasmissibilidade do sarampo
O periodo de incubação é geralmente de 10 dias (variando de 7 a 18 dias), desde a data da exposição até o aparecimento da febre, e cerca de 14 dias até o