Sarampo
Trabalho de Biologia
Nome: Lara Freitas e Maria Eduarda
Turma: M11
Prof.: Fernando Tartas
Sarampo
O vírus da família Paramyxoviridae e pertence ao gênero Morbillivirus é neste caso o agente causador. O único reservatório da doença é o homem e a transmissão é direta, de uma pessoa para outra pessoa. O sarampo é altamente contagioso e pode ser causado através do contato com gotículas contendo o vírus no ar. Ambientes fechados como creches, escolas e clínicas, por exemplo, são locais ideais para a multiplicação da doença.
Após a infecção os primeiros sintomas costumam surgir em cerca de 10 dias. O período em que as pessoas se tornam mais transmissíveis é, geralmente, por volta de 2 dias depois do surgimento do exantema (as manchas vermelhas).
Sintomas
Os sintomas do sarampo costumam ser divididos em três momentos diferentes do contágio. São eles:
Início: cerca de 7 dias após a infecção surge uma febre alta, por volta de 38,5°C. Esta pode vir acompanhada de coriza, tosse produtiva, conjuntivite e também fotofobia. É neste momento que começa a surgir o exantema, lesões típicas da doença com aparência vermelhada e em formatos de placas.
Remissão: os sintomas se tornam mais amenos e a febre começa a diminuir. As lesões adquirem uma aparência mais escura e podem até mesmo começar a descamar. O produto desta descamação lembra uma farinha.
Período de vulnerabilidade: o sarampo pode deixar a pessoa vulnerável a outrasdoenças, já que compromete seriamente a resistência do hospedeiro. Desta forma, é muito frequente que novos sintomas surjam ao final do processo de incubação, devido a alguma outra infecção viral ou bacteriana.
É de extrema importância o acompanhamento médico durante um caso de sarampo, já que as complicações podem ser sérias. Alguns outros sintomas comumente observados são falta de apetite, mal-estar generalizado e o surgimento de manchas brancas na parte de dentro das bochechas, o