Sarampo
O sarampo é uma doença infecto-contagiosa, infecção do sistema respiratório, causada por um vírus paramixovirus do gênero Morbillivirus, altamente contagiosa. A enfermidade é uma das principais responsáveis pela mortalidade infantil em países do Terceiro Mundo. No Brasil, graças às sucessivas campanhas de vacinação e programas de vigilância epidemiológica, a mortalidade não chega a 0,5%. Contudo, principalmente as crianças desnutridas e pessoas com imunidade reduzida, o sarampo pode causar complicações sérias, incluindo dor de cabeça, cegueira, diarréia grave, infecção do ouvido e pneumonia. O sarampo, embora seja uma doença viral, pode apresentar diversas complicações bacterianas, além dos riscos de uma mãe passar para o filho durante a gestação, em gestantes, pode provocar aborto ou parto prematuro fazendo assim que o feto se desenvolva já com problemas no crescimento e ainda depois no nascimento, pode ocorrer antes do aparecimento dos sintomas e estender-se até o quarto dia depois que surgiram placas avermelhadas na pele.
Mais de 95% das mortes por sarampo ocorrem em países subdesenvolvidos com sistemas de saúde deficientes, apesar de a vacina ser barata, segura e muito eficaz. Estima-se que mais de 20 milhões de pessoas foram contaminadas pelo sarampo em 2010.
Sintomas
Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem 8-12 dias após a infecção, além das manchas avermelhadas na pele, que começam no rosto e progridem em direção aos pés, podemos citar os seguintes sintomas: inclui febre alta, coriza, dor de cabeça, mal-estar, inflamação as vias respiratórias, olhos vermelhos, e pequenos manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e gradualmente se espalhando pelo corpo. Complicação grave do sarampo é propagada por meio das secreções mucosas (como a saliva, por exemplo) de indivíduos doentes para outros não-imunizados.
Transmissão
A transmissão é diretamente