sarampo
O sarampo é uma doença infecciosa, imunoprevenível, causada pelo vírus paramyxovírus. Trata-se de uma infecção grave e altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças ainda não contagiadas, já que, uma vez tendo ocorrido, a doença deixa uma imunidade definitiva.
A difusão do vírus no sangue ocasiona uma vasculite generalizada que gera várias manifestações clínicas, perda de eletrólitos e proteínas. O homem é o único reservatório do vírus. Em países subdesenvolvidos que ainda não praticam a vacinação, o sarampo é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de cinco anos de idade, sobretudo as subnutridas. Com o advento da vacinação, o sarampo tornou-se raro nos países que a praticam regularmente, mas ainda há grandes epidemias com muitas mortes em lugares onde ela não é realizada.
Como o sarampo é transmitido?
O sarampo é transmitido de pessoa a pessoa, através de gotículas de saliva e secreções expelidas pelo nariz ou garganta das pessoas infectadas, pelos atos de falar, respirar, tossir ou espirrar. Ou seja, é uma doença de transmissão respiratória. Essa transmissão fica muito facilitada em ambientes fechados ou de grandes aglomerações como creches, escolas e clínicas. Geralmente decorrem 8 a 12 dias entre o contágio e o aparecimento dos primeiros sintomas.
O risco de transmissão do sarampo é maior entre o início e o quarto dia do período de aparecimento do exantema cutâneo (manchas avermelhadas na pele).
A incidência da doença é influenciada pelas condições socioeconômicas, estado nutricional e estado imunitário do paciente.
Quais são os sintomas do sarampo?
• Febre alta, acima de 38,5°C. A persistência de febre alta além de três dias após o exantema maculopapular (erupção avermelhada na pele) sugere complicações graves.
• Mal estar geral.
• Tosse seca persistente.
• Coriza.
• Olhos vermelhos ou conjuntivite.
• Aumento dos gânglios linfáticos do pescoço.
• Manchas brancas na parte interna da boca,