Tipos de Latossolo
NS: não significativo
Tabela 1. Limites deacontração, plasticidadeda liquidez de umnas colunas, não diferiram. argilosa, avaliado em diferentes profundidades (Planaltina, 2008).
5%. Médias seguidas e mesma letra, Latossolo Vermelho, textura
CV: coeficiente de variação.
NS:
não significativo a 5%. Médias seguidas da mesma letra, nas colunas, não diferiram.
AVALIAÇÃO DOS DIFERENTES ESTADOS DE CONSISTÊNCIA DE UM LATOSSOLO E SEUS
EFEITOS NA DEMANDA ENERGÉTICA DE UMA SEMEADORA/ADUBADORA EM SISTEMA DE
PLANTIO DIRETO.
DIRETO
Nilson Fogolin Filho1, Claudio Alberto Bento Franz2, Marcos Aurélio Carolino de S2á, João de Deus Gomes dos Santos Júnior2.
1Estagiário
2Pesquisador
de Graduação da Embrapa Cerrados, estudante de Agronomia da FACTU, agrofogolin@hotmail.com. da Embrapa Cerrados, Embrapa Cerrados, CP 08223, 73310-970, Planaltina-DF, franz@cpac.embrapa.br,
Material e Métodos
Introdução
A relação máquina solo, suas condições de trabalho e características, determinam a energia necessária para cada operação. Sendo p ç p p ç a semeadura uma das operações de fundamental importância na exploração de grãos e sementes, e o sistema de plantio direto uma das formas de exploração sustentável e conservacionista, se torna necessário uso racional das operações mecanizadas com um menor consumo de energia possível.
Os estados de consistência do solo (seco, friável, plástico e líquido) determinados por seu conteúdo de água, afetam também sua trafegabilidade e conseqüentemente o tempo em que este solo está propício para o trabalho, sendo um dos principais fatores para o dimensionamento de parques de máquinas de acordo com as metodologias que vem sendo recomendadas pela Embrapa Cerrados (FRANZ et al, 2000 e FOLLE et al, 2001). Segundo BORTOLOTTO et al (2006), são muitos os fatores que