Metodologia da pesquisa
Jéssica Frizon Neres
Metodologia da pesquisa – 1º Período
Olhar para a história: caminho para compreender a ciência hoje.
A sobrevivência do homem está ligada a sua relação com a natureza, assim como o homem precisa da natureza para sobreviver a natureza também precisa do home, não necessariamente para existir, mas para se desenvolver e evoluir ao longo dos anos. Claro que o homem precisa muito mais da natureza para sobreviver, tanto é que a modifica a seu modo e suas necessidades.
Os animais também se relacionam com ela mas se adaptam e não agem para que a natureza seja modificada.
Essa interação é um processo que está em mútua transformação: é o processo da produção da existência humana.
Essa produção é nada mais que uma evolução de ambas as partes o homem supre suas necessidades, cria outras, desenvolve ideias, constrói seu conhecimento, planja, mas não vive isoladamente, necessita de experiências alheias, para juntos, elaborarem e organizarem suas ideias para que alcance seus objetivos.
Essas ideias produzidas constitui o conhecimento referente ao mundo, em diferentes formas (senso comum, científico, tecnológico, filosófico e estético), buscando superar a ilusão, o desconhecido, o imediato, a compreensão das leis gerais que regem o fenômeno.
As ideias, as necessidades, a organização social se difere ao longo do tempo, e em cada momento histórico o conhecimento novamente elaborado, gerando novas possibilidades de ação humana. As descobertas e explicações nos diferentes modos de produção vão nos ajudar a entender a história