O papel do cinema como difusor da moda no século xx
RESUMO
Este trabalho apresenta um paralelo entre moda e cinema durante o século XX, é feita uma análise em todas as décadas de como os astros do cinema influenciaram a moda, lançando tendências com seus figurinos, cabelos e maquiagens que representavam a época vivida tanto no estilo visual quanto no comportamental.
Palavras-chave: Moda, Cinema, Divas, Século XX
*Estudante do Curso de Design de Moda
Universidade Federal do Ceará
INTRODUÇÃO
A parceria entre moda e cinema foi uma das relações mais duradouras da modernidade, em meio às Guerras Mundiais e diversos problemas econômicos e sociais durante o Século XX, um refúgio foi encontrado pela sociedade nos cinemas que cresciam a cada dia mais.
Essa influência que os astros e estrelas realizavam sobre os homens e mulheres só foi possível a partir do momento em que o cinema tornou-se uma indústria, produzindo filmes em ritmo constante.
O star-system foi um sistema muito utilizado nesse período e se consistia em fazer atores e atrizes se tornarem mitificados, tendo suas imagens usadas para fascinar o público.
Assim, será apresentada e exemplificada neste artigo a relação entre os astros e estrelas do cinema e sua influência na década que se apresentavam, com uma breve análise de seus momentos históricos.
O PAPEL DO CINEMA COMO DIFUSOR DA MODA NO SÉCULO XX
No século XX, o cinema se caracterizou como um dos principais difusores da moda, os filmes lançavam estrelas, principalmente as de Hollywood, que representavam a época vivida. Os estilos passaram a mover as décadas e como a moda exige uma mudança cada vez mais rápida de acordo com a exigência do mercado, o cinema passou a se desenvolver e caminhar junto com a com a mesma para que não fossem lançados filmes com figurinos ultrapassados.
Começa então a parceria entre moda e cinema, uma das relações mais glamourosas e duradouras da modernidade. Profissionais do ramo da moda iam para