Biópsia guiada por estereotaxia
Biópsia Histológica guiada por Estereotaxia da mama esquerda
Dados da utente:
Nome: MIASD
Idade: 43 anos
Sexo: Feminino
História Clínica: A utente apresentou-se no serviço de Mamografia no dia 14/12/2011 para a realização de uma citologia mamária da mama esquerda. Nesse exame foi-lhe retirado um liquido acastanhado. Era solicitado no relatório médico a realização de uma biópsia para estudo de microcalcificações. Estas microcalcificações foram descritas como sendo do tipo BI-RAD 4A. A biópsia histológica guiada por Estereotaxia, é muito utilizada na mama, para obter amostras de tecido de áreas com alterações, vistas na Mamografia.
Este método é muito utilizado para a realização de biopsias de micocalcificações, que são descobertas através da técnica de Mamografia, que é a técnica de eleição para as microcalcificações uma vez que são bem visíveis, o mesmo não acontecendo nas outras técnicas, onde as microcalcificações não são visíveis.
Este método utiliza um aparelho que consegue localizar especialmente a área que será intervencionada através deste sistema, ou seja, através da obtenção de duas incidências com angulações diferentes para se saber a localização da lesão e qual o trajecto menor para chegar até a lesão. (16)
O Setereoloc II é um sistema de Estereotaxia de localização que ajuda na execução de procedimentos clínicos guiados para aspiração de lesão ou microcalcificações da mama. Quando é necessário é montado no equipamento de Mamografia LORAD M. O procedimento de localização da lesão inicia-se com o ajuste do aparelho de Estereotaxia (+/- 15º) da área suspeita. Depois é feita uma relação entre a localização da lesão e o ponto de referência é analisado pelo sistema de coordenadas cartesianas, o programa é que irá calcular e determinar a posição precisa da lesão nos eixos X (lateral), Y (longitudinal) e Z (profundidade).
As informações são posteriormente transmitidas automaticamente para i sistema guia da agulha, esta irá