Revisão de gineco
Antecedentes: menopausa há 5 anos. Não sabe referir sobre DST. Não faz TRH (terapia de reposição hormonal). SEGMENTO DE CASO: várias são as causas de sangramentos vaginais, podendo suspeitar de:
- pólipo endometrial;
- neoplasia (leiomioma ou leiomiossarcoma);
- endometriose;
- câncer de colo;
- discrasias sanguíneas;
- neoplasias sanguíneas;
- hipotireoidismo;
- hipertireoidismo;
- diabetes;
- medicamentos (corticóides, TRH – estrogênio e progesterona, anticoagulantes)...
É importante perguntar a esta paciente se o preventivo dela está em dia, pois no caso de câncer de colo de útero, sangramento é um sinal de que o câncer já se encontra em estágio avançado.
Assim, os exames que podem e foram pedidos para tal paciente:
- Exame Especular (colposcopia)
- USG
- Taxas (hemograma completo, taxas hormonais...)
De modo que o diagnóstico das lesões epiteliais de colo uterino é baseado num tripé:
* Colposcopia
* Citopatologia Oncótica Cervicovaginal
* Biópsia
Na colposcopia (imagem 1) pode-se observar uma lesão invasiva, típica de câncer de colo de útero (imagem 7), demonstrando que a paciente não fazia preventivo há muito tempo. Foi-se indicada uma biópsia guiada por USG para diagnosticar se era realmente um tumor.
Na citologia oncótica (imagem 2) observou-se atipias celulares, do mesmo modo que na biópsia (imagem 3) encontrou-se atipias celulares também, demonstrando malignidade, com diagnóstico de NIC III ou carcinoma in cito + carcinoma invasivo.
Porém, além do câncer ela possui uma outra patologia, observada na biópsia (imagem 4), com a presença de células marrons, invadindo a endocérvice, estes eram esquistossomas (imagem 4), diagnosticando assim, esquistossomose.
Deve-se lembrar que, uma vez diagnosticado o câncer deve-se fazer o estadiamento para observar extensão da lesão para o