Microbiologia clínica: meios de cultura, antimicrobianos
ALINE BEATRIZ GIANOLA CORREA; BRUNA DE LIMA MACIEL; BRUNA PEREIRA ALVES; GABRIELA DE ALMEIDA GUEDES; JÉSSICA DE OLIVEIRA CRUZ.
MICROBIOLOGIA CLÍNICA: MEIOS DE CULTURA, ANTIMICROBIANOS
SOROCABA
2012
ALINE BEATRIZ GIANOLA CORREA; BRUNA DE LIMA MACIEL; BRUNA PEREIRA ALVES; GABRIELA DE ALMEIDA GUEDES; JÉSSICA DE OLIVEIRA CRUZ.
MICROBIOLOGIA CLÍNICA: MEIOS DE CULTURA, ANTIMICROBIANOS.
Trabalho apresentado ao curso de Graduação em Biomedicina à Universidade Paulista, como requisição parcial de obtenção de nota na disciplina de Atividades Práticas Supervisionadas.
Orientador: Profº. Flávio B. Gonçalves
SOROCABA
2012
RESUMO
Sob o objetivo de revisão de literatura da matéria de Microbiologia clínica, a realização deste trabalho visa rever conceitos básicos e mais aprofundados sobre a parte clínica das infecções causadas pelos mais diversos microrganismos, tendo em mente o estabelecimento do diagnóstico patológico para posteriormente o emprego de uma terapêutica eficaz. Neste contexto, utilizou-se de revisões bibliográficas cuja temática envolveu principalmente os protocolos de urocultura (rever conceitos sobre o trato urinário, seus componentes e funções/ urocultura como método diagnóstico das ITUs), coprocultura (utilizado para diagnosticar algumas bactérias que estão presentes nas fezes), hemocultura (para identificação de bactérias no sangue, diante de uma falha do sistema imune), cultura de secreção e líquor, de forma a descrever todo o sistema envolvido, bem como os procedimentos de coleta, identificação do patógeno e interpretação dos resultados, para fins diagnósticos. Além disso, como estudo terapêutico foram revistos conceitos sobre os antimicrobianos (drogas capazes de inibir o crescimento de microrganismos) e o antibiograma, como teste central ao estabelecimento de um tratamento, através do emprego do correto antimicrobiano sensível àquela bactéria.
PALAVRAS-CHAVE: Culturas, antimicrobiano, antibiograma,