Portifolio de microbiologia
PORTIFÓLIO DO ESTÁGIO CURRICULAR VI (ANÁLISES CLÍNICAS – SETOR 2)
Vassouras, 2012
CENTRO DE CIÊNCIAS DA SAÚDE CURSO DE FARMÁCIA
Acadêmica: Anne Karoline Silva Barbosa
PORTIFÓLIO DO ESTÁGIO CURRICULAR VI (ANÁLISES CLÍNICAS – SETOR 2)
Portifólio apresentado a professora Jaqueline Travassos Melo pela aluna Anne Karoline Silva Barbosa, como requisito acadêmico para o estágio curricular VI em Análises Clínicas.
Vassouras, 2012
INTRODUÇÃO
O laboratório de Microbiologia possui o objetivo de apontar o responsável por um determinado estado infeccioso e indicar através do monitoramento de populações microbianas qual o perfil dos microorganismos que estão interagindo com o homem. Com essas informações, a equipe de saúde é capaz de definir quais microorganismos podem ser responsáveis pelo quadro clínico de paciente e assim, propor um tratamento mais adequado. As atividades em um laboratório de microbiologia incluem estabelecer informações sobre a melhor amostra biológica, reconhecer a flora normal e os contaminantes, determinar o tratamento que beneficiará o paciente, identificar microorganismos com propósitos epidemiológicos, obter resultados rápidos em casos de emergência, racionalizar no uso de antimicrobianos, relatar os resultados e ainda, manter uma educação médica contínua em relação aos aspectos das infecções. (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 2002; MURRAY et al, 2002)
Diferentes microorganismos como bactérias, fungos e vírus causam infecções ao microorganismo humano. O grupo patogênico em destaque são as bactérias que constituem a flora humana e que normalmente não trazem risco aos indivíduos saudáveis, devido a sua baixa virulência, mas que causam infecções em indivíduos em estado clínico comprometidos, por isso são denominadas como bactérias oportunistas. (ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE, 2002)
O segundo grupo de importância médica nas infecções são os fungos, sendo a Cândida albicans e o