Estudo de caso
Promovendo a melhoria da qualidade de vida e bem estar de seus clientes e colaboradores por meio da ética, responsabilidade social e gestão de pessoas.
Caso Preparado pelo Prof. Rodrigo Siqueira em parceria com a Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH-RJ).
RESUMO
Este case mostra o processo de implantação da gestão por competência da farmácia de manipulação Quintessência, que em 2008 recebeu o Prêmio gestão com pessoas Luis Carlos Campos na categoria Pequena e Micro Empresa em 2008 – concedido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos – a ABRH-RJ. Seu histórico, missão, visão e valores são abordados, para em seguida nos determos nas suas operações em seus subprocessos “Atendimento ao Cliente” e “Gerenciamento Serviços” por serem primordiais para a garantia dos resultados empresariais e estratégicos da empresa. Ao final, aborda-se o desafio de gestão de pessoas e seu processo de implementação da gestão por competência e lança-se um desafio aos leitores do caso.
Palavras-chave: Gestão de Pessoas. Gestão por Competência. Estratégia Empresarial. Recursos Humanos.
1. A EMPRESA
1.1 Breve histórico
Na década de 80, com o ressurgimento das farmácias de manipulação após um período de 20 anos de estagnação, quatro jovens farmacêuticos, recém-formados pela UFRJ, resolveram se unir em torno de um ideal comum: montar uma farmácia homeopática, onde pudessem exercer a assistência farmacêutica desde a recepção da receita à manipulação dos medicamentos, fornecendo informações úteis sobre os cuidados com a terapia, buscando na parceria com o médico fechar um ciclo de atenção à saúde do cliente. Assim, em 29 de novembro de 1986, foi fundada em Bonsucesso a primeira Quintessência. O nome Quintessência (quinta essência) foi uma alusão a Aristóteles e posteriormente aos alquimistas, que consideravam que o universo era composto de quatro elementos principais - terra, água, ar, fogo e mais um quinto elemento, sem o qual, a matéria era