Manobras e grupos moto propulsores
Sumario
Grupos Moto propulsores:
Motor a pistão
Motor turboélice
Motor turbofan
Motor turbojato
Manobras:
Curvas de competição
Looping
Looping invertido
Hammerhead
Parafuso
Voo invertido
Manobras
• Curvas de competição: O objetivo é rolar rapidamente, sem guinar, até uma inclinação mínima de 60°
• Looping: É a manobra mais conhecida de todas as manobras aéreas. Consiste de um circulo efetuado no plano vertical, podendo ser normal ou invertido. No looping normal o piloto puxa o manche fazendo a avião subir até ficar de cabeça para baixo e a partir daí o avião começa a descer ate voltar à posição original. No looping invertido o piloto empurra o manche para frente fazendo com que o avião desça, até ficar de cabeça para baixo e depois o avião volta a subir até retornar a posição de inicio. No looping invertido o piloto e o avião são submetidos a altas cargas negativas. Na acrobacia de competição o objetivo é o de obter uma figura cuja projeção seja perfeitamente redonda que começa e termina exatamente no mesmo ponto.
• Hammerhead: Consiste em levar a aeronave à posição vertical deixar que a velocidade diminua lentamente, e quando se está quase parado no ar, guinar no eixo vertical até atingir a vertical descendente e então recuperar. A palavra hammerhead quer dizer “cabeça de martelo” em inglês.
• Parafuso: O parafuso é uma manobra de auto-rotação em que o avião é levado ao estol de maneira assimétrica, guinando para um dos lados. Com isso a asa do lado onde foi aplicado o aileron vai estar completamente estolada enquanto a externa ainda vai gerar alguma sustentação. O resultado é uma trajetória vertical descendente e em espiral, que irá se manter até que se apliquem comandos que a neutralizem. Em competições o objetivo do parafuso é de levar o avião ao estol a partir de uma trajetória