CGA AVIA O
Introdução
Alberto Santos Dumont, nascido no Brasil, chegou em Paris em 1.891 e realizou sua primeira ascensão em um balão em 1.897, com isso decidiu-se se tornar um aeronauta. Após 6 tentativas, em 23 de outubro de 1.906, o primeiro avião do mundo faz seu primeiro vôo. Este foi chamado de “14 BIS”, mais pesado que o ar, elevou-se de 7 a 13 metros de altura depois de correr cerca de 200m de pista.
Em 1932, Santos Dumont morre desiludido com seu invento, pela sua utilização na primeira guerra mundial.
Com a Segunda Guerra Mundial (1938 – 1945), a aviação tomou largo impulso, desenvolvendo poderosas máquinas, iniciou-se neste período a era dos aviões a jato. Hoje em dia a aviação comercial mundial utiliza-se de máquinas totalmente computadorizadas e tripulações altamente qualificadas para tornar o meio mais seguro de transporte do planeta.
Nesta matéria, serão apresentadas as principais reações aerodinâmicas, as forças que atuam em uma aeronave em vôo e que fazem com que ela obtenha sustentação e controle durante o vôo.
CONHECIMENTOS GERAIS DE AERONAVES
Defini-se como aeronave qualquer veículo feito pelo homem que se eleva e se movimenta no ar utilizando recursos próprios.
As aeronaves dividem-se em 2 grupos:
Aeróstatos : Aeronaves mais leves que o ar, que voam baseados no Princípio de Arquimedes: “Todo corpo mergulhado num fluido sofre um esforço de baixo para cima equivalente ao peso do volume do fluido deslocado”.
Os Aeróstatos também são divididos em dois grupos, a saber:
Balões – Aeróstatos cheios de gás mais leves que o ar e que não dispõe de meios para manobra. Os balões são subdivididos em dois grupos:
Livres = Depois que se elevam no ar, ficam à mercê dos ventos, não tendo nenhum a ligação com a superfície terrestre.
Cativos = Possui ligação com a superfície terrestre por meio de cabos, que impedem o deslocamento do balão pelos ventos.
Dirigíveis – Aeróstatos cheios de gás mais leves que o ar que