Orçamento
Introdução
Todo tipo de realização, para que seja bem sucedida requer uma estrutura de planejamento. Esse planejamento conduz as ações por caminhos que facilitam o alcance dos objetivos traçados. Quando nos referimos às organizações essa preocupação é ainda maior devido cenário competitivo que vivemos hoje, diante desse cenário não existe espaço para erros e tentativas, então não existe espaço para improvisos por falta de recursos, seja qual for o recurso, Tecnológico, humano, financeiro ou materiais.
Conceitos
Podemos definir orçamento como um plano administrativo abrangendo todas as fases das operações para um período futuro definido (Welsch, 1973). Desde a concepção da idéia até as várias etapas de execução é necessário ter orçamento para quantificar o custo total do projeto.
Pode ser visto ainda como um instrumento de ação, elemento motor que auxilia a orientar o processo de tomada de decisão da empresa (Zdanowicz, 1983). Como, onde terá melhor custo benefício? Qual o caminho a seguir para alcançar objetivos inclusive financeiros?
Segundo Horngren et. al., 1997 o orçamento é a expressão de um plano de ação futuro da administração para um determinado período, pode abranger aspectos financeiros ou não financeiros, servindo de base para a empresa se preparar para o período seguinte.
Diante dessa concepção Boisvert,1999 conclui que:
|“Orçamento é um conjunto de previsões quantitativas apresentadas de forma estruturada, uma materialização em|
|valores dos projetos e dos planos. Ele é composto por dados financeiros e não financeiros”. |
Um orçamento bem elaborado deve proporcionar os seguintes itens a uma organização:
1. Precisar os objetivos seguintes da organização;
Um orçamento deve mencionar e dimensionar de forma quantitativa e ou qualitativa os objetivos pretendidos pela organização dos períodos seguinte, tais como: Valores a investir em cada setor e/ou