Trabalho individual pensamento politico
O fundamento da existência do poder político está na necessidade de encontrar mecanismos destinados á resolução dos conflitos de interesses, resultantes do acesso de bens finitos ou escassos.
Na história política dos fundamentos invocados para defender o exercício do poder e a sua imposição são variáveis desde que a obediência deixou de ser resultado da vontade.
Thomas Jefferson, o autor da declaração da independência das colónias americanas, que oficialmente passaram a se denominar Estados Unidos da América, era um leitor atento de Locke e traços da influência estão presentes na própria Declaração de Independência.
John Locke, é um dos filósofos e politólogos da Idade Moderna que dedicou grande parte da sua vida científica na observação e estudo da sociedade política ou Estado.
Locke além de defensor da liberdade e da tolerância religiosa é considerado o fundador do empirismo, doutrina segundo a qual todo o conhecimento deriva da experiência. Como filosófico é conhecido pela teoria da tabula rasa do conhecimento. Na teoria foi crítico da doutrina das ideias inatas formuladas por Platão e retomadas por Descartes.
O presente trabalho vai debruçar se sobre as conduções que permitiram o surgimento do John Locke, condições que permitiram o seu surgimento e o pensamento político do autor.
1. Objectivos
Gerais: Compreender a vida e obra do filósofo John Locke
Específicos:
• Descrever as condições que permitiram o seu surgimento
• Identificar as principais ideias do Jonh Loke e o seu pensamento politico .
• Enquadrar o pensamento político de Jonh Loke com a realidade Moçambicana ou no contexto Moçambicano.
2. Metodologia
Para a elaboração deste trabalho, recorreu se a seguinte técnica documental: leitura de livros.
2. Contexto
John Locke, como opositor dos Stuart nos anos de (1632-1704), se encontrava refugiado na Holanda, retornou a Inglaterra após o triunfo da Revolução Gloriosa.