Pensamento Político Clássico
Haja visto que o pensamento Pensamento Político Clássico decorre com o objetivo de entender as leis relacionadas à produção e distribuição de bens para saciar as necessidades humanas – a teoria amadurece dentro de um espectro onde tem como premissas principais os elementos de: mercado, liberdade individual, liberdade economica, propriedade privada e Estado Mínimo para fundamentar-se.
De tal modo que, partindo destes pontos, a teoria previa um funcionamento harmonioso da sociedade. Como tendo por exemplo o mercado, elaborou-se o conceito de "mão invisível" que expressa a ordem social através da motivação egoísta dos agentes econômicos – o que implicitamente já pode ser notado a ideia de liberdade individual e economica, para o bom funcionamento do motor econômico.
Isto é, os elementos de propriedade privada e Estado mínimo no Pensamento Político Clássico são essenciais para que sejam expressos a natureza do "animal spirits" de tal modo que se realize o bem coletivo e torne possível o ciclo teórico Clássico.
b) Em que esse pensamento se diferencia dos Fisiocratas
O principal ponto divergente dos fisiocratas em relação aos Clássicos é a ideia de que não se tinha no indivíduo o elemento central do sistema economico. Os Fisiocratas pautavam-se que a ordem economica eram regidas por leis naturais, o que implicitamente remete a crença de governança pelas forças da natureza.
c) Quais as principais diferenças entre a Teoria do Valor-Trabalho de Smith e de Ricardo
Para Ricardo, o valor das mercadorias era determinado pelo trabalho humano – enquanto que para Smith, pelo custo de produção (distiguindo-se entre preço natural e preço de mercado)
Na concepçao de Smith o valor de uma mercadoria é a quantidade e trabalho que a mesma permite comprar ou comandar. Assim, o trabalho é a medida real do valor de troca de tocas as mercadorias. O valor de um bem, segundo Smith,