Análise Futurologia
O texto, elaborado para servir como entretenimento cômico, cita o “Profeta” Nostradamus e faz uma comparação de suas previsões com o planejamento anual feito por empresas para avaliar seu desenvolvimento, lucros, falhas e objetivos.
Por se tratar de um texto escrito com a intenção de divertir o leitor, pontos importantes são citados como piada, e outros aparecem simplesmente para acrescentar humor ao texto.
De certa forma, é correta a comparação entre o planejamento estratégico e as “previsões” de Nostradamus. Apesar de todo o processo de análise de dados para a elaboração do plano, é necessário prever como estará o cenário econômico no futuro. Essa “previsão” é feita de acordo com os dados atuais de mercado. O grande problema, como o autor cita, é que o mundo dos negócios pode sofrer variações a qualquer momento.
O autor também acerta em alguns pontos básicos para a elaboração do plano, como: lucro, economia atual, estatísticas de mercado, concorrência, recursos e investimentos.
Diferente da idéia central difundida no texto, o planejamento estratégico é o ponto de partida para a organização da empresa no período em que o plano vigora. Ele estabelece as diretrizes que serão lançadas e os objetivos que são esperados em cada ação.
O texto que fala do planejamento da Petrobras é um exemplo da importância do plano na política da empresa. Está ligado diretamente ao crescimento, aos lucros e ao sucesso da empresa em geral.
Adriano Justiniano de Oliveira
Sistemas de Informação
Teoria Geral da Administração
Goiânia
Setembro 2014