Atividade 1 A Responsabilidade Social Dos Ge Grafos 1
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA
Professor: André Velloso
Disciplina: Colóquios em Geografia
Alunas: Isabela Mara Lima/Priscila de Oliveira Santos
Atividade 1:
Santos, Milton. A responsabilidade social dos geógrafos,
“É a geografia tradicional desinteressada pela sociedade e pelos problemas sociais? Essa pergunta supõe uma outra, isto é, - o que é geografia tradicional?”
“É a geografia descritiva uma forma de não tomar partido diante dos problemas da sociedade e um artifício para a defesa do “status quo?”
“Constitui o espaço humano uma instância da sociedade? Como atingir uma geografia mais comprometida à sociedade social?”
A geografia tradicional é uma corrente da ciência geográfica que se baseia nos estudos da inter-relação entre o meio e sociedade, graças a geógrafos naturalistas, tidos como “clássicos” dentro deste segmento, como Paul Vidal de La Blache, Carl Ritter e Alexandre Von Humboldt. Resumidamente pode-se dizer que este segmento da geografia é baseado, principalmente, no empirismo, descrição e idéias positivistas.
Dito isso, por que então essa geografia, preocupada em estudar as influências e interações entre a sociedade e a natureza, poderia ser classificada – segundo Milton Santos – como desinteressada pela sociedade e problemas sociais?
Primeiramente, a proposta em realidade é exatamente esta – de inter-relação entre homem e meio – porém os seguidores desta corrente acabaram dando muito mais atenção ao “meio” do que a sociedade. É muito estudada por esses adeptos a superfície terrestre, seja na sua distribuição dos fenômenos ou expansão territorial. Obviamente esta ultima categoria (expansão territorial) ocorre em virtude da influência da sociedade, todavia esta influencia não é consistente a ponto de se estudar a fundo sobre a dinâmica e problemática sociais.
Em segundo lugar, temos que retomar o texto e relembrar que esta geografia é ensinada e aprendida repetidas vezes desde a sua