Resenha Gestão da Qualidade
TURMA GE 31
Renata Andrade Spezzotto
Outubro/2013
RESUMO
CAPÍTULO 3 – PRÊMIO NACIONAL DA QUALIDADE
A Fundação Nacional da Qualidade (FNQ) foi instituída para administrar o Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ) e para representá-lo em fóruns internacionais, tendo como missão disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento da competitividade das organizações e do Brasil, promovendo ações que visam o atendimento pleno do modelo de gestão referenciado nos “Critérios de excelência” (CE).
Neste capítulo são abordados os aspectos de premiação, critérios de excelência, itens de avaliação, pontuação e outros temas.
Histórico
Desde 1991 a FNQ conduziu ciclos de premiação anuais, recebendo mais de 480 candidaturas, onde mais de 140 organizações receberam a visita dos examinadores, sendo que um seleto grupo recebeu a premiação.
Ressalta-se que a FNQ estimula e participa da criação de diversas premiações setoriais, estaduais e regionais, e, ainda edita “Os primeiros passos para a excelência”, utilizado como referencial de avaliação para essas premiações.
Assim sendo, o PNQ estimula a melhoria da qualidade da gestão das organizações, reconhecendo anualmente àquelas que se destacaram pela excelência da gestão de suas práticas e resultados, promovendo a reputação dos produtos e serviços brasileiros, divulgando práticas exemplares de gestão, e, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
Processo de Premiação
Para o PNQ de 2010 os setores e ramos de atividades foram subdivididos em cinco categorias de premiação, de acordo com o setor e porte, sendo elas: Grandes, Médias, Pequenas e Microempresas, Órgãos da Administração Pública Federal e Organizações de Direito Privado sem fins lucrativos.
São elegíveis: organizações nacionais e multinacionais, sociedades de economia mista, abertas ou não, limitadas ou com outras formas legais, e, autônomas de uma