dissertação
Profeessor:Adolfo Ribeiro
Turma:I
Aluno: Macleide Oliveira Silva Dantas
Disserte sobre os significados de: filosofia Política para Bobbio, sobre a teoria tridicional do Direito e sobre a ciência Política na contemporaneidade. Em seguida estabeleça uma interelação entre os primeiros significados, a teoria de Reale e a ciência Politica.
Partindo de uma releitura da teoria do direito do pensamento de Bolbio, a obra teoria da norma jurídica, não se adéqua por completo a tridimensionalidade do direito e do culturalismo jurídico que tem um dos seus representantes Miguel Reale.
A fundamentação de ciências política é compreendida como estudo dos fenômenos político conduzido com a metodologia das ciências impíricas e utiliza todas as técnicas de pesquisa própria da ciência do comportamento.
A forma mais tradicional da corrente da filosofia política é de entende-la como: descrição, projeção, teorização da ótima Republica, ou até mesmo como construção de um modelo de estado. E a segunda forma é considera-la como busca do fundamento último do poder, e perguntar?
A quem devo obedecer?E porque? nesta acepção a filosofia política consiente na solução do problema da justificação do poder último, ou na determinação de um ou mais critérios de legitimidade do poder.
Pode-se entender também, como atividade autônoma, modo ou forma segundo um dos idealista que tem características espécificas que a distinguem da ética quanto da economia, ou do direito, ou da religião. A mesma se diz que a tarefa da filosofia do direito é a determinação do conceito do direito.
Pode falar nessa acepção da filosofia como metaciência, é o estudo da política em um segundo nível, não é aquele direto da busca cientifica conhecida como estudo empírico dos comportamentos políticos, mas aquele indireto, da critica e legitimação dos procedimentos através dos quais é conduzida a pesquisa no primeiro nível. Nessa acepção de filosofia política entra a orientação da