O Arduíno
Neste trabalho foi desenvolvido um programa que pudesse ser compilado na IDE do Arduíno para que o mesmo tornasse possível alcançarmos nosso objetivo que será explicitado a seguir.
Foi montado um circuito numa protoboard conectada ao Arduíno.
O ARDUÍNO
Arduino (figura 1) é uma plataforma de prototipagem eletrônica criado com o objetivo de permitir o desenvolvimento de controle de sistemas interativos, de baixo custo e acessível a todos. Além disso, todo material (software, bibliotecas, hardware) é open-source, ou seja, pode ser reproduzido e usado por todos sem a necessidade de pagamento de direitos autorais. Sua plataforma é composta essencialmente de duas partes: O Hardware e o Software.
Figura 1 – Arduíno UNO
Quando tratamos de software na plataforma do Arduino, podemos referir-nos: ao ambiente de desenvolvimento integrado do Arduino e ao software desenvolvido por nós para enviar para a nossa placa.
O ambiente de desenvolvimento do Arduino é um compilador gcc (C e C++) que usa uma interface gráfica construída em Java. Basicamente se resume a um programa IDE muito simples de se utilizar e de estender com bibliotecas que podem ser facilmente encontradas (figura 2). As funções da IDE do Arduino são basicamente duas: Permitir o desenvolvimento de um software e enviá-lo à placa para que possa ser executado.
Figura 2
PROJETO
Nosso objetivo era construir um “testador de pilha”. Com ele poderíamos medir a tensão da pilha, Watt hora da pilha e Joules usados da pilha. Além disso seriam medidos também a temperatura do ambiente e o tempo.
MATERIAIS UTILIZADOS
Arduino UNO
LCD 16x2 sensor de temperatura LM35
4x resistores de 22 ohm
1x resistor de 1Kohm
1x potenciômetro para o LCD 16x2
Figura 3
DESAFIOS ENCONTRADOS
Para teste do equipamento conectamos o Arduíno ao computador e efetuamos o upload do programa. Inicialmente não havia nenhuma pilha conectada. Assim, deveria aparecer a mensagem “Teste Completo!” no LCD.