arduino
NOTTI, Bruno M. T.¹; TEODORO, Gustavo H. V.²; SILVA, Rafael H.³
Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (FATEC) – Presidente Prudente – SP
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
brunonotti@gmail.com, gustavovilharq@yahoo.com.br, rafaelsilva.android@gmail.com Abstract. This meta-paper describes about the ARDUINO and its use in automation, because its platform is open-source prototyping hardware and software based on flexible, easy to use and low cost.
Resumo. Este meta-artigo descreve sobre o ARDUINO e o seu uso em automações, devido sua plataforma ser open –source de prototipagem baseada em hardware e softwares flexíveis, fáceis de usar e de baixo custo.
Palavras chave:Arduino, Automação, Monitoramento
1. Informações Gerais
A tecnologia tem evoluído de tal forma, que afeta todas as áreas do relacionamento humano, e a TI é a área responsável por criar administrar e manter a gestão da informação através de dispositivos e equipamentos para acesso, operação e armazenamento dos dados, gerando informação para a tomada de decisões. Observando as possibilidades de uso da tecnologia e a comunicação entre os componentes, encaminhamos o nosso artigo à automação residencial.
Objetivo
Criar um sistema de automação residencial usando tecnologia Arduino, fazendo com que ações simples e rotineiras do dia a dia, como o ato de ativar o interruptor de uma lâmpada que é feito fisicamente, possa ser feito tanto de forma manual como de forma automática utilizando uma Central de Controle com sensores de presença, som, temperatura e receptor de controle remoto proporcionando maior conforto para o usuário.
Definição
Os principais requisitos que o sistema deve ter são: controlar dispositivos, reconhecer e interpretar a presença de pessoas, reconhecer interpretar as variações de temperatura, umidade e luz, ativar dispositivos através de controle remoto e acesso pela rede TCP/IP, as mudanças e variações