Arduino
Arduino é uma plataforma open-source de protótipos eletrônicos baseados em hardware flexível e de fácil uso. O Hardware Arduino é uma placa de circuito open-source com um microprocessador e pinos de entrada/saída (I/O) para comunicação e controle de objetos físicos (LED, servos, botões, etc.) A placa será tipicamente alimentada através de USB ou de uma fonte de alimentação externa.
O Arduino também tem um componente de software open-source que é semelhante ao C + +. O ambiente de desenvolvimento integrado (IDE) do Arduino permite que você escreva códigos, compile-os e depois envie-os para a sua plataforma Arduino.
Tudo isso foi projetado para ser fácil de usar, de forma que artistas e fabricantes possam desenvolver livremente suas ideias. Existem vários tipos de Arduino. E essa variedade permite flexibilidade na escolha da solução perfeita.
Tendo em vista a presença e a importância cada vez maiores da Tecnologia e Informação no nosso cotidiano, muitas pesquisas em ensino de ciências têm sido feitas com o objetivo de incorporá-las a metodologias didáticas e tornar o ambiente escolar mais contextualizado e atrativo ao aluno. Diversas propostas surgiram para a utilização de ferramentas tecnológicas e de informação, citando como exemplos o uso de aplicativos de simulação virtual e análise de movimento em vídeos, recursos da internet, celulares e lasers com diversas cores disponíveis no mercado.
Uma opção que tem se revelado de grande potencial para esta finalidade é a placa Arduino, que foi escolhida para Desenvolver um sistema de gerenciamento de portões eletrônicos.
1.4 Metodologia
Este projeto deverá ser dividido nas etapas citadas abaixo: a) análise das soluções existentes no mercado atual. Nessa etapa o objetivo é saber o quanto pode ser viável o desenvolvimento de uma solução para o assunto abordado; b) aquisição do Arduino e estudo do seu funcionamento e programação. A idéia é descobrir suas limitações, capacidade de interação com outros