orçamento
Resumo
Aula-tema 03:Orçamento Empresarial: conceitos e tipos de orçamentos
Existem vários conceitos e tipos de orçamento, abaixo veremos os principais e mais comumente utilizados:
Orçamento contínuo
Orçamento contínuo é o procedimento de se fazer a exclusão de um período orçado anterior e acrescentar-se um período posterior. Normalmente este orçamento tem um período de 12 meses. Por exemplo: se o orçamento está no mês de abril de um ano, exclui-se este mês e acrescenta-se o mês de abril do ano seguinte e assim sucessivamente, mantendo-se sempre doze meses de orçamento.
Podemos ver, pela ilustração abaixo, como funciona um orçamento contínuo:
Orçamento de tendências
Sistema que utiliza os dados históricos (orçamentos realizados) de forma a repeti-los para o futuro. Um cuidado importante: pode haver ocorrido eventos no passado que não se repitam no futuro, bem como novos eventos que não ocorreram anteriormente, mas que podem vir a acontecer no futuro. Como exemplo de análise para a elaboração de um orçamento de tendências o gestor deve verificar, por exemplo, vendas ocorridas no exercício anterior que não acontecerão no período projetado, bem como a expectativa de vendas futuras que não ocorreram em períodos passados.
Orçamento base zero (OBZ)
O orçamento base zero consiste no abandono dos dados históricos para não se perpetuar erros cometidos no passado. Através desse procedimento, todos os gastos que são orçados são novamente rediscutidos.
Ressalta-se neste método que, apesar de suas inúmeras vantagens, o mesmo apresenta necessidade de maior controle e um gasto maior de tempo em sua elaboração, tendo em vista que todos os dados deverão ser levantados, analisados e projetados novamente.
Orçamento estático
O orçamento estático utiliza de um procedimento em que não se pode “ajustar” o orçamento feito, mesmo que os valores orçados sejam maiores ou menores do que os realizados. Tal técnica permite verificar a