Orçamento
1.1-Os orçamentos que totalizam o orçamento anual são: * Orçamento de vendas: prevê o valor das vendas a efetuar; * Orçamento do custo das vendas: prevê e regista o custo dos produtos a vender; * Orçamento dos custos de produção: previsão dos custos das matérias-primas diretas a consumir. Este orçamento define a produção a efetuar de forma a responder aos objetivos de vendas fixas; * Orçamento de compras: define as quantidades das matérias-primas que devem ser adquiridas, através do consumo de produção; * Orçamento dos custos não industriais; previsão dos custos de funcionamento das secções comerciais e administrativas e os custos financeiros; * Orçamento de outros custos e proveitos: prevê todos os custos financeiros estranhos á exploração, proveitos e ganhos extraordinários, custos e perdas extraordinários, e devem de ser previstos no orçamento de outros custos e proveitos; * Orçamento de investimentos e desinvestimentos: é necessário quantificar os investimentos em capital fixo e os desinvestimentos para o período no orçamento de investimentos e desinvestimentos.
Funcionamento do orçamento: Os orçamentos acima referidos registam os custos de proveitos dos exercícios em causa que permita a elaboração da demonstração dos resultados previsionais. Estes orçamentos também prevêem os pagamentos e recebimentos que, com os débitos e créditos existentes no inicio a que respeita o orçamento, a execução do orçamento de tesouraria que prevê os recebimentos e pagamentos correntes. 1.2-controço orçamental:
Não se deve ficar pelo planeamento nem pela elaboração do orçamento anual. Também é importante estudar ao longo do tempo o que respeita o orçamento anual e a forma de como está a ser realizado.
Tendo como termo de referência o que se previu no orçamento, faz-se