Alcoolismo na família
girlene dias mendes
A POLÍTICA DE SAÚDE NO BRASIL
Rio Pardo de Minas
2012
GIRLENE DIAS MENDES
A POLÍTICA DE SAÚDE NO BRASIL
Trabalho apresentado ao Curso de serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina atividades interdisciplinares.
Prof.ª Edna Braun,Jossan Batistute,Rodrigo EduardoZambon
Rio Pardo de Minas
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8
4 REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA..............................................................................9
INTRODUÇÃO O tema constituinte deste trabalho versa sobre a política de saúde e para isso irei contextualizar a implantação do arcabouço legal da política de saúde, ou seja, a Constituição Federal de 1988, a Lei Orgânica da Saúde- LOS de 1990, o Sistema Único de Saúde- SUS nos seus respectivos momentos históricos, considerando os cenários: político, econômico e social, ou seja, a postura do Estado diante das expressões da questão social e a relação com os Movimentos Sociais populares, a política econômica tomada pelo governo para o desenvolvimento do país e o enfrentamento das expressões da questão social, o reflexo das relações políticas e econômicas na questão social frente à demanda da população e a organização dos movimentos sociais populares.
2. DESENVOLVIMENTO Antes da criação do Sistema Único de Saúde, o ministério da saúde desenvolvia ações de promoção da saúde e prevenção de doenças com destaque para as campanhas de vacinação e controle de endemias; essas ações eram desenvolvidas sem nenhum tipo de discriminação com relação à pessoa beneficiada. Já na área de assistência a saúde, atuava apenas por meio de alguns poucos hospitais especializados. A assistência hospitalar era prestada à parcela da população definida como indigente, por alguns