História da administração
Introdução:
Este Artigo irá retratar a História da Administração, desde 5.000 a.C na Suméria até a criação de James Watt em 1776 na Inglaterra.
Arte de Administrar
A administração teve início na Suméria 5.000 a.C., nesta época administrar era uma arte, onde só quem tinha o dom poderia praticar.
Administração Hereditária
Depois no Egito 2.000 a.C., todos tinham que pagar impostos para os administradores, quem não cumprisse era preso e morto. Ptolomeu fazia diferente, ele prendia, castigava, mas soltava o individuo sem o perdão da dívida. Ele também deu início a Gestão Pública, pegando parte dos impostos pagos e devolvendo em benefícios para as pessoas.
Nesta época a administração era hereditária, só quem era de família de administradores poderia um dia administrar.
Constituição Chow
Na china 500 a.C, Confúcio criou o que podemos considerar como a primeira bibliografia da administração, a Constituição Chow.
Oito princípios para gerir a favor do Império:
1º O Alimento
2º O Mercado
3º Os Ritos
4º O Mistério do Emprego
5º O Ministério da Educação
6º Administração da Justiça
7º Recepção dos Hospedes
8° O Exército.
Fiscalização da Administração Pública
Entre 1550 e 1700 d.C., surge na Alemanha os Fiscalistas e Cameralistas, grupos de fiscalização dos Administradores Públicos.
Destaque nos métodos da Administração.
Na evolução da história da administração duas Instituições se destacaram: * A Igreja Católica Romana, considerada a administração mais eficiente da civilização Ocidental. * Organizações Militares serviu como evolução dos cavaleiros medievais e dos mercenários. Mais tarde também foi responsável pelas Empresas Moderna e Administração Pública.
Surto na Industrialização
Século XX, surgiu a Revolução Industrial que provocou o aparecimento da Empresa Moderna, esse fenômeno que trouxe rápidas e profundas mudanças econômicas, sociais e políticas.
Em 1776 James Watt (1736 –