A história da Administração
Josoé Simão Padilha / Leonardo Borges Rodrigues
Alexandre Gatelli Bastos
Análise Organizacional / Superior de Tecnologia em Análise de Desenvolvimento de Sistemas
Universidade Luterana do Brasil – Campus Torres
Resumo - Este texto faz um relato sobre a história da administração nos períodos: Antiguidade, Idade Média, Renascimento e Revolução Industrial, mostrando também um pouco da história de Henri Fayol, Frederick Taylor e Max Weber, que foram homens de extrema importância para a difusão e desenvolvimento da administração.
Abstract - This text gives an account about the history of the administration in the periods: Antiquity, Medieval, Renaissance and Industrial Revolution, also showing a bit of history of Henri Fayol, Frederick Taylor and Max Weber that were men very important for the development of administration.
(Palavras-chave: Administração; Fayol; Weber; Taylor.)
Introdução
Este artigo tem por finalidade, mostrar um resumo sobre a história da administração, mostrando sua evolução, desde seu princípio até os dias atuais e falando mostrando algumas das pessoas que foram muito importantes neste constante processo de evolução.
História da Administração
Não existe uma data e nem mesmo um local totalmente preciso para atribuirmos ao início da administração, mas ao que tudo indica, ela fora usada inicialmente pelos sumérios como auxílio à resolução dos seus problemas. Logo após espalhou-se pelo Egito, China, Alemanha e Áustria. No Brasil, teve seu início oficial no ano de 1931, com a fundação do Instituto da Organização Regional do Trabalho (IDORT). A história da administração pode ser dividida em quatro períodos, sendo eles Antiguidade, Idade Média, Renascimento e Revolução Industrial. Antiguidade: A China foi uma das pioneiras no uso da administração como sistema organizado, em meados do ano 500 a.C, a constituição de Chow, seus oito regulamentos e as regras de administração pública