Hopi hari
Os principais concorrentes do Parque de Diversão hopi hari são, Shopping Center, próximos à cidade de Vinhedo, Cinemas, Áreas de Lazer e entreterimento.
A História
A ideia começou em 14 de Agosto de 1995, quando o objetivo era explorar parques de diversões e todos os outros veículos de entreterimentos.. O futuro parque temático, localizado no km 72,5 da Rodovia dos Bandeirantes, em Vinhedo, a 30 minutos de São Paulo e a 15 minutos de Campinas e Jundiaí, ocuparia uma área de 350.000m² (hoje são 760.000m²) e teria capacidade para receber 23.8 mil pessoas por dia. O projeto foi criado para atender padrões internacionais de qualidade e serviços, algo próximo com a Disney World.
O empreendimento do grupo Playcenter e da holding GP Investimentos trouxe à cena um novo conceito. O parque nasceu não apenas como mais um lugar cheio de brinquedos emocionantes, mas como um país fictício com hino, bandeira, povo e idioma próprios e uma colorida e inconfundível identidade visual. O conceito por trás do novo parque era complexo, porém criativo: um país imaginário, que tem hino nacional vibrando dos alto-falantes de hora em hora. Funcionários (conhecidos como hópius e hópias no idioma fictócio do parque) que contam histórias da suposta colonização do local e conversam num idioma próprio. Até mesmo o merchandising de patrocinadores como Coca-Cola e General Motors estaria vinculado ao tema.
Em setembro de 1996 o projeto estava pronto e tinha nome: Great Adventure Park (Parque da Grande Aventura, em inglês). Mas o nome logo foi mudado e surgiu HOPI HARI, que faz referência a divindades fictícias ligadas a Zeus: o deus do amor (Hopi) e a deusa da aventura (Hari). Passado anos de construções e mais de US$ 170 Milhões investidos, o parque estava finalmente concluído.
Depois de anos de construção e mais de US$ 170 milhões investidos (parte investida por patrocinadores como Telefonica, Motorola e Bradesco) o parque estava finalmente concluído. A